Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh
Starry night - Van Gogh

sábado, 19 de dezembro de 2009

Boas Festas







A primeira comemoração de ano novo ocorreu na Mesopotâmia cerca de 2.000 a. C. Na Babilônia, a festa começava na lua nova correspondente ao equinócio da primavera.

Os persas, fenícios, assírios e egípcios comemoravam o ano-novo no mês de setembro, e os gregos, entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.

Os romanos foram os primeiros a definirem um dia no calendário para a comemoração desta festa. Nesse período, o ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a. C. para 1º de janeiro e mantido no calendário juliano, adotado em 46 a. C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano.

Alguns povos e países comemoram em datas diferentes. Na China, a festa da passagem do ano começa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro. No Japão, o ano-novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 3 de janeiro.

A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário